Nos anos 70 já havia a preocupação com a preservação ambiental e foi nesse período que surgiu o conceito de reciclagem. Nessa época teve inicio o processo industrial de reaproveitamento de diversos tipos de materiais e o que antes era destruído passou a ser reciclado ou reaproveitado.
Reciclagem é o nome dado ao processo de reaproveitamento de objetos usados para recriarmos novas peças. Para compreendermos a reciclagem é importante "reciclarmos" o conceito que temos de lixo, deixando de enxergá-lo como uma coisa suja e inútil em sua totalidade. O desequilíbrio provocado pela devastação de recursos naturais está colocando em risco, não só espécies animais e vegetais, mas a sobrevivência do próprio homem no planeta. Uma das formas de revertermos esta situação é o reaproveitamento de materiais recicláveis, evitando uma maior extração de recursos e diminuindo o acúmulo de lixo nas áreas urbanas.
Grande parte dos materiais que vão para o lixo pode e deve ser reciclados, faz-se necessário o desenvolvimento de uma consciência ambientalista para uma melhoria da qualidade de vida atual e para que haja condições ambientais favoráveis à vida das futuras gerações. O lixo é o maior causador da degradação do meio ambiente
O símbolo da reciclagem é formado por três setas, fazendo referência a um ciclo: a primeira seta representa a indústria, que fabrica um produto; a segunda faz menção ao consumidor, que consome este produto; a terceira seta representa o retorno do produto ao ciclo produtivo, revalorizado por meio da reciclagem.
Tempo de decomposição de materiais:
Material Tempo de Degradação
Aço Mais de 100 anos
Alumínio 200 a 500 anos
Bitucas de cigarros 5 anos
Cerâmica indeterminado
Chicletes 5 anos
Copinhos de plásticos 200 a 450 anos
Corda de nylon 30 anos
Embalagens Longa Vida até 100 anos (alumínio)
Esponjas indeterminado
Filtros de cigarros 5 anos
Isopor indeterminado
Louças indeterminado
Luvas de borracha indeterminado
Metais (componentes de equipamentos) cerca de 450 anos
Papel e papelão cerca de 6 meses
Pilhas de baterias de 100 a 500 anos
Plásticos (embalagens, equipamentos) até 450 anos
Pneus indeterminado
Sacos e sacolas plásticas mais de 100 anos
Vidros indeterminado
Nenhum comentário:
Postar um comentário