quinta-feira, 10 de março de 2016

BELEZAS DA NATUREZA

O LAGO ROSA - AUSTRÁLIA


     
 O lago possui cerca de 600 metros de comprimento e está rodeado por uma faixa de areia, seguida de uma densa floresta de eucaliptos. Outra estreita faixa de dunas de areia coberta por vegetação nativa separa o lago rosa do Oceano Pacífico. A cidade grande mais perto de lá é Perth. Sydney e Melbourne ficam do outro lado do país.
     Ao contrário de outros lagos cor de rosa no mundo, a tonalidade particular do Lago Hillier ainda não possui uma causa certa, embora especula-se que a cor surja a partir de um corante criado pelo organismos Dunaliella salinae Halobactéria. Outra hipótese é de que a cor rosa se dá devido a bactérias halófilas vermelhas nas crostas de sal. Sobre pelo menos um ponto os cientistas que estudam o local têm certeza: a cor não é um truque de luz e isso pode ser provado ao levar uma quantidade de água do lago em colocá-la em um recipiente qualquer. A cor de rosa é permanente.

Formações onduladas nas pedras do deserto de Nevada, EUA

O conjunto de rochas conhecidas como “A Onda” é uma formação de arenito localizada na porção norte do estado do Arizona, EUA. O belo efeito gráfico de várias linhas “desenhadas” na pedra se deu devido à erosão sofrida pelos vento e pela água na Idade Jurássica.  A maior das rochas possui 19 metros de largura por 36 metros de comprimento.

Beira-mar brilhante nas ilhas Maldivas

A Ilha Vaadhoo, nas Maldivas, faz parte de um famoso grupo de ilhas conhecidas por serem o paraíso na Terra. Porém, essa ilha em especial possui a maior surpresa de todo o arquipélago e esse mistério é apenas revelado à noite.
À primeira vista, parece que as águas do mar, incrivelmente transparentes de dia, viram um espelho ao cair da noite e reflete as estrelas do céu. Entretanto, o responsável pelo enigma é um fenômeno chamado de bioluminescência. O fitoplâncton, micróbios marinhos, são bioluminescentes e emitem essa cor azul nas areias das praias. O fenômeno é semelhante ao que os vaga-lumes fazem no seu quintal à noite. Os fitoplânctons, porém, criam uma iluminação natural muito mais romântica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário