Escola Dom Fernando
PARTE 1
Projeto
Aprendendo a reciclar – o lixo
que vira luxo/ o mundo muda se a gente ajuda.
PROFESSORA:
GENÁRIA
Aparecida
de Goiânia – GO
2015
Expansão da Consciência Humana de que DEUS, NATUREZA E
HOMEM formam o TODO.
ESSÊNCIA DIVINA, AMOR ABSOLUTO,
CRIADOR DE TODAS AS COISAS
TERRA
FONTE DA VIDA
SER HUMANO
MANIFESTAÇÃO DIVINA
MORDOMO, ZELADOR OU ADMINISTRADOR DA
TERRA.
“Quem
manifesta amor, manifesta DEUS, pois DEUS é amor”.
Então vamos manifestar amor cuidando da Fonte da Vida, fonte essa que vem sido
através do tempo devastada.
Cântico das Criaturas
São
Francisco de Assis
Altíssimo, Onipotente, Bom Senhor
Teus são o Louvor, a Glória,
A Honra e toda a Bênção.
Louvado seja meu Senhor,
Com todas as Tuas criaturas,
Especialmente o senhor irmão Sol,
Que clareia o dia e que,
Com a sua luz, nos ilumina.
Ele é belo e radiante,
Com grande esplendor;
De Ti, Altíssimo, é a imagem.
Louvado seja meu Senhor,
Pela irmã Lua e pelas estrelas,
Que no céu formaste clara.
Preciosas e belas.
Louvado seja meu Senhor.
Pelo irmão vento,
Pelo ar e pelas nuvens,
Pelo sereno
E por todo o tempo
Em que dás sustento
Às Tuas criaturas.
Louvado seja meu Senhor,
Pela irmã água, útil e humilde,
Preciosa e casta.
Louvado seja meu Senhor,
Pelo irmão fogo,
Com o qual iluminas a noite.
Ele é belo e alegre,
Vigoroso e forte.
Louvado seja meu Senhor,
Pela nossa irmã, a mãe terra,
Que nos sustenta e governa,
Produz frutos diversos,
Flores e ervas.
Louvado seja meu Senhor,
Pelos que perdoam pelo Teu amor
e suportam as enfermidades
E tribulações.
Louvado seja meu Senhor,
Pela nossa irmã, a morte corporal,
Da qual homem algum pode escapar.
Louvai todos e bendizei o meu Senhor!
Dai-Lhe graças e servi-O
Com grande humildade!
Gênesis
(2:15 ) – “ Tomou, pois, o SENHOR DEUS ao homem e o colocou no Jardim do Éden
para o cultivar e o guardar”, portanto
é necessário entender que DEUS estabeleceu ao homem a condição de administrar
racionalmente a Natureza, beneficiando-se e preservando-a.
É
preciso limitar as atividades humanas para minimizar o impacto sobre a
natureza, se observarmos, Deus tem chamado a atenção do homem para a sua
ambição através do poder da natureza: as catástrofes e epidemias.
É
necessário que o ser humano desenvolva a consciência de que tudo é
responsabilidade dele e mudar suas atitudes. O homem faz parte da natureza, mas
vive esquecendo-se disso.
Nós
respiramos o ar, lembremos do processo da fotossíntese,
onde a Natureza recebe o gás carbônico prejudicial à nossa saúde e em contrapartida
fornece o oxigênio, gás essencial para a vida humana. Mas se o oxigênio
diminuir no ar, adoeceremos ou morreremos. Isso prova que somos parte da
Natureza
Viver
dentro da Natureza é uma bênção, uma dádiva de Deus, portanto devemos trabalhar
na reconstrução da mesma e viver de modo a respeitá-la, disciplinando a
ganância humana.
Todo
ser vivo depende da Natureza para permanecer vivo e perpetuar sua espécie.
Os
desmatamentos e as queimadas indiscriminadas, a perda da biodiversidade, a
poluição da água e do ar, o lixo, a destruição da camada de ozônio, o
aquecimento global vem minando os recursos naturais imprescindível para a vida.
A água potável vem diminuindo consideravelmente. As epidemias provenientes do
desleixo humano que joga na natureza seu lixo sem qualquer preocupação vêm
deformando e matando.
Pensando
em tudo isso desenvolvi o projeto de reciclagem: “Aprendendo a reciclar – o lixo
que vira luxo/ o mundo muda se a gente ajuda.
A
iniciativa desse projeto visa gerar nas crianças a responsabilidade e a
consciência ambiental desde os anos iniciais para que as mesmas já cresçam com
este pensamento. Consumimos um grande número de produtos que vêm em embalagens
descartáveis, e a maior parte destes produtos são inutilizados e jogados na
Natureza sem qualquer critério, fazendo com que o Meio ambiente sofra
diariamente a degradação do homem com esse descarte inconsciente do lixo.
Para
combater este “cenário desolador”, nada melhor do que trabalhar com meus alunos
a necessidade de reutilizar materiais que seriam descartados na natureza.
Em
andanças pelo Município de Aparecida de Goiânia e pela Capital Goiana pude
observar um grande número de pneus jogados pelas ruas, lotes baldios e às
margens das rodovias. Pneus que minha visão são excelentes maternidades para as
larvas do mosquito Aedes. Portanto esse seria nosso desafio: A “Reutilização de
pneus para transformar uma área ociosa em sala de leitura ao ar livre e
combater o mosquito Aedes Aegypti.
O pneu não é um produto biodegradável, o que lhe confere
caráter especialmente nocivo do ponto de vista ambiental.
“O produto pode demorar muito para se decompor naturalmente. As
estimativas chegam há 600 anos até ele virar pó. Quando queimado ao ar livre, o
pneu solta uma fedorenta fumaça negra, que é poluente. No leito dos rios, eles
atrapalham o fluxo natural das águas. E jogar pneu fora, em qualquer lugar,
parece ser uma prática indiscriminada. Apesar de não haver um dado oficial ou
sistematicamente pesquisado, as estimativas são de 30 milhões de pneus
descartados por ano. Além disso, os
pneus cheios de água são considerados os grandes vilões da proliferação do mosquito da dengue”.
Bem se sabe que a reciclagem é de extrema importância.
Com ela é possível reutilizar materiais que teriam o lixo como destino final, e
transformar o material em objetos de valor. O projeto tem como objetivo
reutilizar o pneu e tornar o ambiente mais agradável, sustentável como
alternativa econômica, além de levar sensibilidade e conscientização de cuidar
mais do meio ambiente e junto com a arte pode-se tornar objetos de decoração.
E a escola
tem papel fundamental na vida do indivíduo: sua formação para a cidadania.
Dessa forma, almeja-se uma reflexão orientada sobre o lixo e o seu
reaproveitamento, contribuindo para revisão de valores e a adoção de práticas
mais cidadãs, pois, infelizmente o meio ambiente fica no último lugar na nossa
lista de preocupação.
A
reciclagem é uma forma de cuidar do nosso planeta e cuidar do meio ambiente é
amar, é reverenciar a vida. A mudança começa por cada um de nós. O Planeta está
em nossas mãos e o homem tem que ser o aliado de Deus nessa missão.
PROFESSORA: GENÁRIA
MOREIRA
Projeto Didático:
1. Tema: APRENDENDO A RECICLAR / O MUNDO MUDA SE A GENTE AJUDA
2. Série: 4°s. Anos
3. Justificativa:
3. Justificativa:
·
No intuito de oferecermos aos nossos educando
condições de ampliar suas aprendizagens e ainda ser capaz de compartilhar seus
conhecimentos com os demais colegas, bem como, tornar as nossas aulas mais
significativas e interessantes, pensamos no desenvolvimento deste, visando
incentivar a construção de objetos que podem ser utilizados em seu cotidiano
com um fim específico.
4. Objetivo Geral:
·
Desenvolver
algumas habilidades ao trabalharmos com oficinas diversas, nas quais daremos
ênfase à reciclagem, ou seja, tentaremos incentivar a prática do
reaproveitamento de materiais que sejam de fácil acesso ao grupo, ajudando
assim na complementação de sua renda familiar, além de estimular a troca de
conhecimentos entre os educando e ainda possibilitar a socialização e o
entretenimento entre os mesmos.
5.
Objetivos Específicos:
·
Conscientizar
o educando acerca da importância de estarmos evitando gastos excessivos,
incentivando o reaproveitamento de inúmeros materiais;
·
Ler e interpretar os textos a serem estudados,
de forma que sejam capazes de responder questões diversas que envolvam sua
temática.
·
Estimular o hábito pela pesquisa, de forma que
os educando consigam registrar aspectos significativos sobre o tema reciclagem
e que as informações adquiridas possam contribuir na mudança de atitudes de
alguns;
·
Perceber a
importância da reciclagem em nossos dias atuais, reconhecendo seus benefícios
aos seres em gerais;
·
Desenvolver a criatividade durante a
construção...
6.
Conteúdos
·
Português –
Reciclagem:
Leitura de texto informativo que trata das atitudes que devem ser tomadas para a redução do lixo;
Leitura
e compreensão de panfleto sobre o tempo de decomposição de materiais na
natureza;
Leitura
e compreensão de história em quadrinhos
cujo tema é o lixo;
Defesa
de opinião sobre atitudes que causam
danos ao meio ambiente;
Registro
da opinião defendida;
Realização
de campanha de conscientização sobre o lixo produzido pelos seres humanos;
Contos.
·
Matemática
Medidas
de comprimento;
Área
e Perímetro;
Formas
geométricas;
Tabelas
e gráficos;
Localização.
·
Ciências
Estudando
o ar – realizar atividades práticas e interpretar situações em que se observa a
presença do ar;
Atmosfera
– Conhecendo a atmosfera e a camada de Ozônio;
Saneamento
básico e tratamento de esgoto;
Coleta
de Lixo: Para onde vai o lixo coletado?
Os três Rs – Reduzir, reutilizar e reciclar
Produção de lixo e sua coleta
seletiva
Poluição
do ar e das águas
Prejuizos
para o solo
Estudo
das plantas: Alimentação, etapas da fotossíntese, respiração e transpiração das
plantas, a reprodução e origem das plantas e o desenvolvimento de uma planta.
·
História
A
cidade e suas transformações
·
Geografia
A
ação do Ser humano presente nas paisagens;
O
trabalho e a transformação das paisagens;
A
transformação das paisagens para obter matérias-primas.
·
Artes
Reciclagem
com: cd’s, caixa de leite, garrafa peti, potinho de iorgurte, cabaças,
pratinhos descartáveis, etc...
Retratar
a natureza através de desenhos;
Dobraduras.
·
Religião
Trabalhar
valores e ética
7.
Metodologia
O
projeto foi desenvolvido junto a todas as disciplinas e contou com a parceria
de todas as dimensões da escola intertextualizando-o em seus conteúdos e sua
proposta de trabalho, ampliando a formação de cidadãos críticos, capazes de
contribuir com o meio através de opiniões próprias, focando com mais
intensidade no tema proposto. Começamos pelo levantamento da problemática do
assunto que seria desenvolvido.
·
O que podemos fazer para
evitarmos o alto índice de desperdício de materiais diversos?
·
Que materiais você conhece
que podem ser reutilizados?
·
Você já pensou em separar
estes materiais com a finalidade de reaproveitá-los?
·
Que tal nos unir com
esse propósito?
·
Quais os malefícios que o pneu pode causar ao
meio ambiente?
·
Quais as doenças causadas pelo lixo jogado na
natureza indiscriminadamente?
·
Dengue? O que é? O que causa? Por quê?
ü Escolhemos
a área onde seria fixado nosso projeto (escolhemos uma área ociosa da escola
que servia como depósito de lixo).
ü Os
alunos com minha ajuda e de alguns funcionários da escola, fizemos a limpeza do
terreno.
ü Medimos
a área com a ajuda do artesão,
ü Divisão
do espaço onde seria colocada cada peça. Divisão feita com piquetes e cordão,
os alunos foram orientados por mim e pelo artesão.
ü As
quadras foram cortadas com enxadão pelos alunos e artesão.
ü Pneus
pelas metades ( cortados pelo artesão) foram sendo colocados nas valas pelos
alunos, separando as áreas.
ü As
peças em pneus foram sendo idealizadas no papel ( escolha dos alunos,
professora e artesão)
ü As
peças foram sendo cortadas e tomando forma
ü As
peças foram pintadas e distribuídas pela área.
ü Construção
de pergolado e bancos em Paletes pelo artesão.
ü Plantamos a grama com a ajuda de uma equipe
especializada.
ü As
floreiras de pneus foram cheias de terras e estercos pelos alunos sob a
orientação da professora.
ü Plantamos
as mudas trazidas pelos alunos dentro das floreiras.
ü As peças feitas em pneus em formatos de: animais (sapos,
tartarugas, aranha, tucanos, cavalos, cachorros, cisnes, caramujos, pavão,
vaca, ursos, etc...) carros, motos, robôs, bonecas, mesas e puffs, trenó e
renas, aparelho de chá, foram sendo distribuídas pela sala de aula ao ar livre.
ü Os muros ao redor da sala foram grafitados com os rostos do fundador
da escola - Dom Fernando, da atual diretora - Aparecida Andriolo e do Arcebispo
de Goiás - Dom Washington (onde os alunos aprenderam que pichação é poluição
visual e graffiti é arte.). Equipe Los Papa Tintas grafiteiros que doaram seus
serviços e orientou os alunos.
9
- Materiais utilizados no projeto:
Pneus
velhos – mais de 1/2 tonelada de pneus velhos
Paletes
usados – 100 unidades
Caibos
e vigotas de eucalipto tratado – 12 unidades
Pregos
- em torno de 2kg
parafusos porcas, ruelas - em
torno de 3.000 unidades
arames
– 1 kg
Mudas
de plantas – em torno de 200 mudas
Tintas
e solventes – 70 latas
Cordas
velhas – 10 metros
Baldes
e bacias usadas – 10 unidades
Calotas
usadas – em torno 100 calotas
10
- Avaliação
ü
Os
alunos foram observados e avaliados de forma contínua e abrangente, dando aos
mesmos a possibilidade de reconhecer, compreender, aplicar, analisar,
sintetizar e julgar, fazendo com que os valores formativos sobreponham os
quantitativos.
ü
Debates
em sala de aula.
ü
Avaliação
prática (foi observados a qualidade e a montagem dos trabalhos e a estéticas
dos trabalhos escritos.
ü
Avaliação
atitudinal (comportamento)
11 – Culminância
·
Exposição de artes – trabalhos
feitos com caixa de leite, pratos descartáveis, encarte de ovos, latas,
garrafas pet, palitos, cds, pneus, etc.
·
Exposição de área verde utilizando
pneus: Floreiras, animais, pergolado, mesa, puffs,etc..., diversas mudas de
plantas.
·
Inauguração da área com todas as autoridades escolares, municipais
e mídia presentes
·
Celebração da Santa
Missa de bênção a todos os funcionários da escola Dom Fernando e do espaço de
convivência ministrada por Dom Washington Cruz e Pe. Vitor Simão
·
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